sexta-feira, 30 de abril de 2010

Controle de Custos

O controle dos custos é o grande segredo da eficiência de uma empresa, pois os custos são medidas monetárias dos sacrifícios despendidos para se atingir um objetivo, sendo assim a coleta destes é de suma importância para os processos de decisão e planejamento da empresa.

Dentro dessa perspectiva podemos destacar quatro situações em que a coleta de dados é muito importante para decisões de planejamento do tipo: O que vamos fabricar? Quanto irá custar? Por quanto vamos vender? , controle entre real x orçado procurando sempre ajustar o custo orçado ao custo real, mensuração dos resultados e auxilia na decisão de MIX de produção, ou seja, aonde é melhor investir os recursos da empresa.

Como método de acumulação de custos tem-se duas formas: através de conexão com pessoas (contabilidade por responsabilidade) e por produtos, destinado a contabilizar todos os custos necessários para se colocar um produto no mercado.

Para a produção de um produto temos que arcar com os custos de transformação que podem ser divididos em duas grandes categorias: os custos de produção e despesas operacionais.

Os custos de produção se dividem em diretos quando podemos relacionados diretamente aos produtos e indiretos quando temos que despender muitos esforços para alocação destes custos, ou seja, o esforço supera o beneficio de se realizar estes cálculos, entre estas rubricas encontramos rubricas como lubrificantes materiais diversos, salários de supervisores, etc. de forma que os custos de produção são os custos diretos somados aos custos indiretos.

As despesas operacionais são aquelas que não estão incluídas nos custos de produção e são aqueles gastos que são feitos para manter e financiar as atividades da empresa, suportar os gastos com comercialização e manter sua estrutura, portanto estão vinculadas as gerações de receitas.

Um dos problemas da contabilidade é a apuração do gasto indireto de fabricação unitário, pois os gastos diretos são facilmente identificáveis. Estes custos devem ser alocados aos produtos conforme os seguintes critérios.

  • Alocação destes aos centros de custo;
  • Alocação dos custos de produção dos centros de custo aos produtos individualmente.
  • Seleção de um nível apropriado de produção.
  • Alocação de despesas operacionais aos produtos.

Alocar os custos e ratear os custos é dois processos distintos, alocar os custos é identificar e atribuir este custo a um determinado centro de custo ou atividade ratear é quando atribuímos custos mediante a algum critério preestabelecido como, por exemplo, alguns gastos indiretos não podem ser atribuídos a um centro de custo especifico como é o caso de alugueis, impostos, gastos com energia entre outros.

Essa alocação é feita através de taxas que estão ligadas a seguinte base de rateios: custo da mão de obra direta, horas de mão de obra direta, horas maquina e custo ou matéria prima consumida.

Alem desse sistema de rateio devemos separar os custos em fixos e variáveis com o objetivo de demonstrar como alguns itens são afetados conforme o nível de atividade planejada.

Para podermos calcular com mais precisão o custo unitário de um produto, ou seja, qual será a parcela de custos diretos que deve ser atribuído de acordo com o nível de produção podemos usar as seguintes bases: de capacidade, teórica, esperada e normal.

Por fim devemos entender que um custo de um produto não pode ser medido com completa exatidão, as decisões de planejamento e controle terão que ser tomadas baseadas em custo padrão (custo predeterminado) que só pode ser estimado se aplicarmos todos os passos mencionados acima. Agindo dessa maneira faremos com que este reflita o futuro e sirva de base para as decisões de presente garantindo assim a competitividade da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário